Alinhamento1-816x320

Através de empresa parceira, realizamos a Manutenção Preditiva de suas máquinas e equipamentos utilizando equipamentos de Alinhamento a Laser, Análise e Medição de Vibrações, Termografia, Balanceamento e Ultrassom. Orientamos para o monitoramento de máquinas e equipamentos em serviço.Tendo como objetivo prever falhas e detectar mudanças no estado físico que exijam serviços de manutenção, com a antecedência necessária para evitar quebras ou estragos maiores.

Os principais objetivos da manutenção preditiva são:

  • Reduzir os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação;
  • Eliminar desmontagens e remontagens para inspeção;
  • Impedir propagação dos danos;
  • Maximizar a vida útil total dos componentes de um equipamento.

Destacamos alguns serviços prestados :

Alinhamento a Laser

Na atualidade, o melhor sistema de alinhamento de eixos acoplados é baseado na tecnologia a laser. O alinhamento a laser correto é essencial para evitar a falha prematura em rolamentos, acoplamentos, fadiga de eixo, excessivo aquecimento e redução no consumo de energia elétrica. Alguns casos chegam a apresentar redução de energia elétrica de até 5%.

A ferramenta de alinhamento de polias a laser proporciona um alinhamento muito mais rápido, preciso e confiante do que os métodos utilizados atualmente. O alinhamento preciso das polias e correias podem ajudá-lo a:

– Prolongar a vida útil dos rolamentos;
– Prolongar o tempo operacional, a produtividade das máquinas e a reduzir a deficiência;
– Reduzir o desgaste de polias e correias, entre outros.

Análise de Vibração

A Análise de Vibração é um processo em que as falhas em componentes móveis de um equipamento são descobertas pela taxa de variação das forças dinâmicas geradas. Tais forças afetam o nível de vibração que pode ser avaliado em pontos acessíveis das máquinas, sem interromper o funcionamento dos equipamentos.

A Manutenção Preditiva é uma filosofia ou atitude que usa a condição operacional real do equipamento e de sistemas para otimizar a operação total da planta industrial.

A Manutenção Preditiva por análise de vibração está baseada no conhecimento do estado da máquina, obtido através de medições periódicas e contínuas de um ou mais parâmetros significativos, evitando paradas inesperadas e substituição de peças desnecessárias.

Análise Termográfica

A Termografia é a técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho, atualmente ela tem um papel muito importante na Área de manutenção preditiva. Através da sua utilização é possível eliminar muitos problemas de produção, evitando falhas elétricas, mecânica e fadiga de materiais.

Visando manter o máximo desempenho dos equipamentos envolvidos em seu processo industrial, o uso de Termografia no programa de manutenção preditiva é essencial. Exemplos de inspeção termográficas em processos industriais são: verificação de refratários em fornos, medição de variação de temperatura em rolos de papel, laminações, secadores, máquinas de plástico, entre outros.

Balanceamento

“O Serviço de Balanceamento Dinâmico do rotores “Em Campo” utiliza a técnica de coeficientes de influência para estabelecer a relação matricial entre a vibração do rotor sobre os seus próprios mancais e o desbalanceamento residual por excentricidade de massa sobre o centro de rotação. Em outras palavras, Balancear significa compensar as forças atuantes (que podem ser decorrentes da distribuição irregular de massa) em um conjunto eixo/rotor, de modo que as forças centrífugas sejam mantidas dentro de limites aceitáveis

A técnica de Balanceamento Dinâmico  “Em Campo” é útil em rotores com acesso aberto ou a ser aberto, como Volutas de ventiladores, sopradores, além de torres de refrigeração bombas verticais, turbinas, etc.

A principal vantagem é a redução de custos na remoção, transporte, montagem de rotor de grandes dimensões ou pesos, ou instalação em áreas de difícil acesso que necessitam de grua ou outras operações perigosas. Além de ser realizado em rotação de trabalho, simulando condições reais de operação.

A execução se dá conforme a Norma ISO-1940 ou VDI 2056 oferece as seguintes peculiaridades: Redução da carga de fadiga sobre os mancais,  aumento da vida útil dos mancais e rolamentos. Redução de vibrações e ruídos que possam afetar a qualidade do produto processado.

Ultrassom

Através de equipamento que converte sons de alta frequência em sons audíveis pelo ser humano, a técnica permite detectar problemas como vazamentos em linhas de ar comprimido e outros gases, deficiência de lubrificação, problemas elétricos em média e alta tensão, problemas de válvulas em linha de vapor etc.